Trabalhadores se reúnem pela posse de terra em Barreirinha
BARREIRINHA - Por iniciativa da Paróquia de Barreirinha (a 328 quilômetros de Manaus) e Comissão Pastoral da Terra da Arquidiocese de Manaus (CPT), foi realizado um seminário com os trabalhadores de oito comunidades rurais que lutam pela posse da terra, da região do Paraná do Massauary e rio Andirá.
O objetivo foi para esclarecer aos trabalhadores da região quais providencias a CPT da Arquidiocese Manaus tomou para tentar resolver o conflito. Depois de um dia de discussão no distrito do Ariaú no rio Andirá, os trabalhadores rurais optaram e dar entrada no ministério do meio ambiente para a criação de uma reserva extrativista, como forma de garantir a terra e o território das comunidades, onde a Resex vai garantir ainda, a reprodução social, cultural e sua forma de viver.
- A criação da reserva é o reconhecimento de que essas populações tradicionais elas podem continuar vivendo aqui, com a sua forma tradicional de viver. Utilizado os recursos que eles tão bem já preservaram e que a floresta tão rica em lhes dá, disse a representante do CPT, Auriédia Marques.
Compromisso
Os representantes das entidades como Sindicato e Paróquia de Barreirinha, esperam que a escolha da criação da Resex, feita pelos trabalhadores possa dar tranquilidade as populações do município.
- Acredito que estão escolhendo bem eu fico contente porque tivemos a reposta do povo. A igreja na história sempre assumiu este compromisso com os pobres aqueles que eram espezinhados, faz parte da cultura da fé da igreja assumir isto, destacou o padre de Barreirinha Pedro Belcredi.
- A reserva extrativista é a saída pra cada agricultor que cabe seu lote permanecer sobrevivendo da existência da produção cultivando sempre a sua cultura desde o momento em que começou a sua vida no interior ate data de agora, enfatizou o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Barreirinha, Francisco Andrade.
O abaixo assinado pelos trabalhadores vai ser dado entrada no Instituto Chico Mendes de biodiversidade em Manaus como primeiro passo para a criação da reserva extrativista.
fonte
Sem comentários
Enviar um comentário