Coluna de Guilherme Barros atenta ao Fórum da Sustentabilidade de Manaus

‘Fiquei impressionado com a liderança do Brasil em COP-15′, diz Al Gore

O Prêmio Nobel da Paz Al Gore diz ter ficado impressionado com a liderança brasileira na reunião sobre o clima realizada em Copenhague no ano passado
Al Gore falou sobre os discursos de Lula e Serra, esse último lembrado como governador.
Para ele, a liderança assumida pelo Brasil é fruto do desenvolvimento de biocombustíveis nos últims 30 anos e, claro, por possuir a floresta amazônica.
“A Amazônia é do Brasil”, afirmou.
Para Al Gore, o verdadeiro valor da Amazônia só agora está sendo percebido pelas empresas de biotecnologia e genética. Segundo o Nobel da Paz, essas empresas começaram a se dar conta que a cura de doenças como câncer e outros males podem estar na florestas. “Vender a floresta pelo valor da madeira é como vender chip produzido no Vale do Silício pelo preço do silício”, disse.

Al Gore chega ao Brasil e almoça com governador do Amazonas


Al Gore (Foto: AFP)

O prêmio Nobel da Paz Al Gore chegou a Manaus no início desta tarde. Muito assediado pela imprensa, Gore não deu declarações.
Ele fará uma palestra às 16h30 para empresários presentes no Fórum Internacional de Sustentabilidade, organizado pelo Lide, em Manaus.
Após a chegada ao local do evento, Al Gore almoçou com o governador do Amazonas, Eduardo Braga, e com o empresário João Doria Jr.
O principal tema do encontro, claro, foi a preservação da Amazonia.

Sem a Zona Franca, 98% da Amazônia teria sido derrubada, diz governador

Para o governador do Amazonas Eduardo Braga, a criação da Zona Franca de Manaus foi o maior projeto de conservação da história da Amazônia.
Falando para um público de empresários, durante o Fórum internacional de Sustentabilidade, o governador agradeceu os investimentos, pois, segundo ele, geraram emprego sem colocar a floresta em risco. “A destruição seria de 98%”, acrescentou.
Braga defendeu, ainda, as produções de borracha, guaraná e peixes no estado.

Cameron irá sobrevoar a Floresta Amazônica

James Cameron (Getty Images)
James Cameron (Getty Images)

James Cameron, o diretor de Avatar, irá visitar a Floresta Amazônica, logo depois de sua palestra no Fórum Internacional de Sustentabilidade, que acontece nos dias 26 e 27 de março, em Manaus.
Os organizadores do evento estão programando um sobrevoo de helicóptero na floresta.
Quem sabe, Cameron irá buscar inspiração para a continuação de Avatar.

via Guilherme Barros
TAG