Segredos da Amazônia revelados pelo antropólogo Ermanno Stradelli
Ermano Stradelli foi um desses aristocratas europeus que, inspirados por Humboldt, se deixaram fascinar pela natureza tropical.
Eles viajaram pela Amazônia como se buscassem saciar toda a sede de conhecimento e aventura.
Filho de conde italiano, Stradelli partiu aos 27 anos para fotografar os índios.
O equipamento se perdeu num naufrágio, mas ele encontrou seu futuro: o idioma nheengatu foi a abertura para muitos anos de expedição a rios e povoados, entre malárias e maravilhas.
Este livro é sua preciosa contribuição como antropólogo - um apurado coletor de lendas, artefatos, costumes e a geografia do rio Negro, do Uaupés e do alto Orenoco, com um Eldorado de detalhes descritivos.
Os relatos e diários nos fazem conhecer mais a Amazônia, lembrando que ela ainda é bem maior do que nosso conhecimento.
(Daniel Piza, editor-executivo e colunista de O Estado de São Paulo, refez a trajetória de Euclides da Cunha na Amazônia que o levou aos mesmos lugares por que passou o conde Stradelli na década de 1880.)
Sobre o Autor:
O que faz um jovem aristocrata, nascido num castelo de condes de uma antiga província da Itália, de família antiga e nobre, abandonar suas riquezas, seus estudos, seus amigos, seu trabalho promissor e se aventurar na selva amazônica, entre índios, percorrer seus rios e terras, e dedicar 43 anos de sua vida a essa exploração?
Lendas e notas de viagem - A Amazônia de Ermanno Stradelli traz os relatos de viagem e as lendas amazônicas que o conde Stradelli enviou à Real Sociedade Geográfica Italiana à época, reproduzidos aqui com grande vivacidade.
Ermanno Stradelli (1852-1926) nasceu em Parma, iniciou o curso de Direito em Pisa, onde se preparou para ser explorador.
Em meados de 1879, desembarcou em Manaus, onde remontou alguns rios e percorreu o Amazonas. Em 1884, voltou à Itália, mas logo retornou à América do Sul para descobrir a nascente do Orenoco, iniciando sua jornada exploratória na Venezuela.
Reuniu as lendas coletadas em nheengatu, que constituem “A lenda do Jurupari”. Seu notável Vocabulário português-nheengatu e nheengatu-português só sairia em 1929, na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, três anos após sua morte.
LENDAS E NOTAS DE VIAGEM - A AMAZONIA DE ERMANNO STRADELLI
Autor: Ermanno Stradelli
ISBN: 9788599102541
Preço: R$ 59,80
Páginas: 400 pp.
Fonte: Martins Editora
Sem comentários
Enviar um comentário