empresa apresenta um projeto chamado Timelapse, fruto de uma parceria com a NASA, o centro de pesquisas geológicas do governo americano (USGS) e a revista Time.
No site do projeto é possível observar animações produzidas em HTML 5 e que mostram, por exemplo, o degelo da geleira Columbia, no Alasca, o desflorestamento da Amazônia, o curioso surgimento das ilhas artificiais na costa de Dubai e a dramática redução do Mar de Aral, entre o Cazaquistão e Uzbequistão.
O usuário pode ainda navegar pelas imagens para ver, em detalhes, as mudanças em cada uma das regiões. “Acreditamos que este é o retrato mais compreensivo já disponibilizado sobre as transformações do nosso planeta”, disse Rebecca Moore, engenheira do Google Earth.
Segundo ela, o projeto foi construído a partir de milhões de imagens e trilhões de pixels coletados nos últimos 25 anos. O projeto está em desenvolvimento desde 2009 e, para que fosse concebido, foi necessário que a equipe vasculhasse mais de 2 milhões de fotos de cada canto da Terra capturadas nas últimas décadas, o equivalente a 909 terabytes de dados.
As imagens são produto do trabalho da missão Landsat, da NASA e USGS, em atividade no espaço desde a década de 70. Todo o material registrado é enviado de volta a Terra e armazenado em centenas de fitas nos escritórios do centro de pesquisa.
Veja abaixo a animação que mostra o desflorestamento na Amazônia de 1984 até 2012:
fonte: info/abril
Uma compilação interativa de imagens da Terra, que exibem com clareza as transformações do planeta nas últimas décadas, foi disponibilizada pelo Google. Em uma página especial , a
Sem comentários
Enviar um comentário