Ácompanhe em directo: continuam os confrontos na Grécia
Os confrontos entre grupos de jovens e as forças de segurança continuam no centro de Atenas, depois da aprovação por maioria no Parlamento grego do novo pacote de austeridade apresentado pelo Governo socialista de George Papandreou.
Imagens transmitidas pelas televisões internacionais mostram pessoas concentradas junto do Parlamento, localizado na praça Syntagma, uma das principais da capital grega, a lançarem objetos contra as barreiras policiais, bem como uma densa nuvem branca provocada por granadas de gás lacrimogéneo.
A meio da tarde, os confrontos tinham provocado a hospitalização de 34 pessoas, incluindo 19 polícias.
Até ao momento, três pessoas foram detidas, referiram a polícia e os serviços de socorro gregos.
As mesmas fontes divulgaram ainda que um dos hotéis de luxo da praça foi evacuado "a título preventivo".
Nas imediações do Ministério das Finanças grego deflagrou um incêndio, segundo testemunharam os jornalistas da agência noticiosa francesa AFP.
O Parlamento grego aprovou hoje por maioria o plano de austeridade apresentado pelo Governo socialista, necessário para que Atenas possa continuar a receber ajuda internacional e evitar a bancarrota.
Dos 298 deputados presentes, 154, incluindo uma deputada da oposição de direita, votaram a favor e 138 contra.
Na última cimeira europeia, realizada a 23 e 24 de junho, os líderes da UE prometeram evitar que a Grécia entre em incumprimento, mas condicionaram a ajuda financeira a Atenas a um novo pacote de austeridade de 78 mil milhões de euros, que inclui, entre outros aspetos, aumentos de impostos e uma nova vaga de privatizações.
O novo plano prevê cortes avaliados em 28,4 mil milhões de euros até 2015, e privatizações para angariar 50 mil milhões de euros.
A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje a aprovação do novo pacote de austeridade no Parlamento grego “uma excelente notícia”, durante um congresso de deputados democratas cristãos, em Berlim, para debater a regulação de mercados financeiros. link
Sem comentários
Enviar um comentário