Uma pesquisadora do curso Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia, ministrado em Parintins, a 325 quilômetros de Manaus, estuda fungos capazes de degradar garrafas PET. O projeto de dissertação tem como título “Avaliação do Potencial de Fungos Coletados na Região do Médio Amazonas para Degradação de Polímeros Sintéticos Industriais".
De acordo com a mestranda Elaine Pires, a primeira excursão para a coleta de fungos já foi realizada e outras deverão acontecer ainda neste segundo semestre. Os primeiros resultados sobre otimização de crescimento e atividade enzimática leva a crer, segundo a aluna, que na avaliação inicial alguns fungos serão capazes de degradar garrafas PET, por exemplo.
O projeto tem a participação da bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Aldenize Viana, que é aluna do curso de Biologia do Centro de Estudos Superiores de Parintins.
A aluna vai participar da primeira parte da pesquisa, na avaliação da degradação de garrafa PET, através da análise qualitativa do crescimento, determinação da perda de massa e realizar controle abiótico e biótico.
Segundo Elaine, a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Parintins está viabilizando sua ida a Centros de Pesquisa no Brasil que disponham de microscópio eletrônico de varredura para análise da degradação do polímero.
fonte
Sem comentários
Enviar um comentário