Da intenção de divulgar os diferentes olhares sobre o desenvolvimento territorial na Amazônia e da certeza de que ninguém poderia falar melhor sobre o tema do que pessoas envolvidas com a realidade e os dilemas existentes na região, surgiu a idéia do livro de entrevistas que aborda diversos aspectos do desenvolvimento territorial.
Assim, Olhares sobre o Desenvolvimento Territorial: as Diversas Verdades sobre a Amazônia, traz pontos de vistas de representantes de órgãos de governo, moradores da região, movimento social, organizações não governamentais, acadêmicos e produtores.
O material que compõem o livro foi separado em três capítulos: Ordenamento Territorial, Agronegócio e Gestão Florestal.
O ordenamento territorial é a base para definição dos usos de determinada área e a partir disso é possível pensar políticas públicas, definir áreas importantes para proteção dos ecossistemas, inclusive por meio da criação e implementação de unidades de conservação e ainda promover a reflexão estratégica sobre a regularização fundiária. Assim, o capítulo sobre o Ordenamento Territorial foi subdividido em três partes: Políticas Públicas, Regularização Fundiária e Áreas Protegidas.
Já no capítulo sobre a gestão florestal as entrevistas são divididas em duas temáticas: Manejo Florestal - essencial para um melhor aproveitamento dos recursos que a Amazônia oferece -, e Serviços dos Ecossistemas - assunto relativamente novo e amplamente debatido pela riqueza de oportunidades que pode oferecer ao país e àqueles que vivem na região.
No capítulo dedicado ao agronegócio as entrevistas focaram na pecuária sustentável sob o ponto de vista de um representante de organização não governamental e um produtor. A visão de um estudioso sobre a produção de soja e criação de gado na Amazônia também foi contemplada.
Para ler na íntegra
Sem comentários
Enviar um comentário