Nova ministra do Meio Ambiente é “Dilma verde”, diz Minc


Presidente Lula empossa a nova ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira
O ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse nesta quarta-feira (31/03) ao transmitir o cargo para a nova titular da pasta, Izabella Teixeira, que a ministra é “uma Dilma verde”, em referência à ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que também deixou o governo para disputar as próximas eleições.
“Há quem chame a Izabella de 'Dilma verde'. É porque ela é enfática. É uma pessoa 'ecoansiosa' para que as coisas aconteçam”, comparou Minc. Discreta, mas bem-humorada, Izabella minimizou a comparação. “Temos esse estilo gerencial. Ela é executiva e eu também sou”, disse.
Bióloga e servidora de carreira do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Izabella foi subsecretária do Ambiente do Rio de Janeiro e secretária executiva do Ministério do Meio Ambiente (MMA) na gestão de um ano e dez meses do ministro Minc.
Durante a transmissão do cargo, Minc elogiou muito a sucessora e disse que Izabella foi uma das grandes responsáveis por mediar o debate entre as áreas ambiental e econômica do governo para tirar o MMA do isolamento. “Muitas coisas que estavam travadas. O Fundo Amazônia, o Fundo Clima, e as metas não aconteciam porque havia uma guerra entre o Meio Ambiente e os outros ministérios”, disse Minc, referindo-se à gestão da ex-ministra Marina Silva.
A administração de Izabella no Ministério do Meio Ambiente deve ser de continuidade. Na agenda para os últimos meses de governo, estão a consolidação da legislação sobre as mudanças climáticas, do Fundo Amazônia e de temas menos consensuais como a reforma do Código Florestal e as alterações nas regras do licenciamento ambiental.
 
via Globo Rural
TAG