A índia paraense Wiranu Tembé será “Tainá”

A índia paraense Wiranu Tembé será “Tainá”

Tamanho da fonte:
Com apenas 5 anos de idade, Wiranu Tembé, nasceu em uma aldeia localizada em Paragominas
A índia paraense Wiranu Tembé será “Tainá”  A atriz Eunice Baía e Wiranu Tembé
A produção do filme Tainá 3 acabou de selecionar a indiazinha paraense Wiranu Tembé para fazer o papel principal no longa e já está atrás de outro personagem: um menino índio.

A ideia de escolher um indiozinho para contracenar com Wiranu surgiu a partir da escolha da própria Wiranu. “Por ela ser muito pequenina, resolvemos colocar um menino com uma idade próxima para eles poderem ser amigos no filme”, disse o diretor de elenco, Cláudio Barros.

Segundo ele, o papel do indiozinho será para mostrar um menino índio chamado “Gobi”, que está dividido entre os valores da cidade grande e da aldeia onde vive. “Queremos mostrar que os garotos indígenas passam por essa dualidade de realidade”. As inscrições para concorrer a vaga do personagem Gobi, já estão abertas. Podem concorrer meninos com idade entre 7 e 9 anos, com características indígenas. “Aqui no Pará encontramos uma personagem perfeita. Temos certeza de que o Gobi também fará o maior sucesso”.

ESCOLHA


Com apenas 5 anos de idade, Wiranu Tembé nasceu em uma aldeia localizada em Paragominas e foi selecionada para ser a nova “Tainá”, no terceiro filme da série. A menina foi escolhida entre mais de duas mil garotas que se inscreveram para participar do filme. “Escolhemos ela pela autenticidade, pela simpatia e desenvoltura”, disse a produtora Virginia Limbenger.

Para interpretar pela primeira vez uma personagem no cinema, a pequena Wiranu saiu de sua aldeia com sua família e está há três meses morando no Parque dos Igarapés, em um chalé. Lá, a menina seus familiares estão conhecendo as técnicas de como funcionará o filme.

Livindo Tembé, avó de Wiranu, disse que está muito feliz com a mudança da rotina na vida da família. “Estou gostando de tudo e minha neta está muito feliz”. A indiazinha também está feliz com a nova vida de artista. “Estou gostando de tudo”, finalizou.

O FILME

Tainá 3 está previsto para ser lançado em dezembro de 2010 ou janeiro de 2011. O filme contará a origem da história de Tainá. “Será como se fosse Tainá zero”, explicou a produtora.

QUER PARTICIPAR?

A produção do filme Tainá 3 está selecionando meninos com características indígenas entre 7 e 9 anos para contracenar no longa. As inscrições já estão abertas. Interessados devem enviar foto para o e-mail: elencotaina3@gmail.com ou entrar em contato pelo telefone: 8815-0437.

via Diário do Pará

Menina dos Tembé é a escolhida para viver a indiazinha Tainá no cinema  

Pelo terceiro ano consecutivo a intérprete da indiazinha Tainá é paraense. O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira, (9), pela equipe de produção do filme, em solenidade, na Casa das 11 Janelas, em Belém. A governadora Ana Júlia Carepa, acompanhada do secretário de Estado de Cultura, Cincinato Júnior, e do presidente da Fundação Curro Velho, Valmir Bispo, prestigiaram o evento, onde Wiranu Tembé, vinda da aldeia Tekohãw, de Paragominas, foi apresentada ao público.

Com mais de três mil inscrições e depois de percorrer quatro estados da região Norte, foi no Pará onde a equipe de produção e elenco do filme Tainá 3 encontrou uma criança que irá viver as aventuras da indiazinha amazônica, defensora da floresta e dos animais.

Estavam também na disputa da final Fábia Tavares da Silva, da Vila Mainardi, distrito de Breves (PA); Tainá Fortes dos Santos, da Aldeia Galibi Kalinã, de Oiapoque (AP); Julia Gabriela dos Santos Auzier, de Manaus (AM). As quatro finalistas venceram mais de três mil concorrentes inscritas e 2.200 crianças que passaram por testes. Por seis semanas, as onze meninas selecionadas fizeram testes, conviveram com a equipe de produção e puderam mostrar seus talentos interpretando cenas do filme, ações de perigo, força, agilidade e concentração, em uma espécie de laboratório, na área do Parque dos Igarapés, em Belém.

Através de votação popular, que contabilizou mais de 46.500 votos no site do filme, e da opinião da equipe de produção e direção do filme, é que Wiranu Tembé foi eleita a nova atriz para a personagem da índia Tainá, interpretada por Eunice Baia na primeira e segunda edições do longa metragem. No Tainá 2, a personagem de Catiti - criado especialmente para a segunda série do filme - foi interpretada por outra paraense, Arilene Rodrigues. Eunice, hoje com 19 anos e pré-vestibulanda para o curso de Moda, que irá cursar em São Paulo, veio de Barcarena e Arilene, de 14 anos, é natural de Abaetetuba.

A governadora Ana Júlia conheceu os pais, Marinete e Jacinto Tembé, o avô Divino Tembé e os irmãos da pequena Wiranu, que aos cinco anos de idade saiu pela primeira vez da sua tribo, na região de integração do Rio Capim, para participar das seletivas para estrelar como protagonista da terceira edição do filme Tainá, que chegará às telonas entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011.

Durante a solenidade, Eunice Baia entregou o muiraquitã para Wiranu, como símbolo da continuidade da história da indiazinha guerreira que supera os desafios da floresta e do convívio com o homem civilizado.

Para a diretora do Tainá 3, Rosane Svartman, a temática que cerca o filme Tainá conquistou um público desde a primeira edição, fiel à história da indiazinha que defende a casa onde vive - a floresta - em aventuras, conhecendo o novo.

Svartman, que acumula no currículo a publicação de dois livros infantis, direção de vários curtas e de três longa metragens, além de direção e redação de programas e seriados para a televisão, conta que o Tainá 3 não é apenas uma continuidade dos filmes anteriores. "O importante é que nesse filme será revelada e apresentada a mãe da Tainá, que é a índia Maia. Os espectadores vão conhecer um mundo da pequena Tainá que ainda não tinha sido revelado", conta a diretora, que confessa que suas duas filhas são completamente apaixonadas pela história de Tainá.

Cláudio Barros, diretor de elenco, conta que no terceiro filme da saga, Tainá conhecerá Laurinha, uma menina da cidade, com quem irá formar um forte laço de amizade. O filme mostrará como a luta em defesa do meio ambiente e da vida na floresta pode unir crianças vindas de duas realidades tão diferentes. As aventuras deverão ser gravadas em oito semanas, tendo as ilhas de Santana, no Amapá, e Alter do Chão, em Santarém (PA), como locações.

Barros, o único paraense na equipe técnica do filme, ficou satisfeito com a escolha por Wiranu, que antes de iniciar o contato com a equipe de produção não falava uma palavra sequer em português. "O resultado que tivemos na votação popular, através do site taina3.com.br, só veio reforçar uma escolha que cada um da equipe de produção e direção tinha feito. Wiranu é tímida, mas depois que percebe que o ambiente à sua volta é tranqüilo, ela se solta", disse o diretor de elenco.

Para a governadora Ana Júlia Carepa, Tainá 3 ultrapassa o projeto de ser simplesmente um filme. "É um projeto de educação", afirma Ana Júlia, que parabeniza a equipe do filme, ressaltando que em muito se aproxima o enredo das políticas que o governo do estado tem feito em defesa e preservação do meio ambiente.

"Me sinto honrada em estar associada a este projeto do filme, principalmente por vocês terem abraçado o projeto do plantio de 1 bilhão de árvores para a Amazônia, criado no meu governo. É uma parceria que se faz agora, mas com os olhos no futuro", frisou a governadora, que finalizou comemorando a redução em 80% do desmatamento no Pará, durante o mês de março, tendo a regularização fundiária como grande protagonista para alcançar esse resultado.

Ana Júlia ainda destaca o ineditismo em ter o Pará como cenário para as filmagens do longa. "E agora, mais do que uma paraense, temos uma indígena escolhida para viver a índia Tainá 3", destacou a governadora, que também comemorou a marca de 254 milhões de mudas plantadas e licenciadas pelo programa 1 Bilhão de Árvores para a Amazônia.

Ultrapassando limites - "O Tainá chega onde outras produções estrangeiras jamais teriam penetração, como em países de cultura mulçumana", assegurou Virgínia Limberger, produtora desde o Tainá 1. Mais conhecida com Kika, no mundo cinematográfico, conta que a inserção do filme no exterior não era através das salas de cinema, e sim através da programação das emissoras de tevê, seja de canal aberto ou fechado. "Na programação aberta ou de TV a cabo, conseguimos penetrar em todos os países", comemora Kika. Tainá 1 e 2 ganharam traduções em inglês e espanhol e Tainá 2, além da versão traduzida, foi dublada em espanhol.

Rosane Svartman ainda adianta que Tainá 3 poderá chegar às telonas em versão 3D. "De fato existe a probabilidade real de gravarmos o filme com essa nova tecnologia. Por isso iremos fazer testes e apresentar a proposta aos patrocinadores e apoiadores do filme", explicou a diretora. Segundo Rosane, uma gravação tridimensional de um longa metragem chega a duplicar o orçamento inicial do projeto.

Seleção - A atriz que interpretará a personagem Tainá já é conhecida, mas continuam sob análise e avaliação as candidatas ao papel de Maia, mãe de Tainá no terceiro filme da série, que assim como as meninas, ficaram confinadas no Parque dos Igarapés. O nome da atriz deverá ser revelado ainda no mês de abril.

por Renata Biondi

links:
http://www.umbilhaodearvores.pa.gov.br/
http://www.taina3.com.br/
http://www.taina.com.br/
TAG