Indios terão atendimento especifico na UBS do Vida Nova III

Já está em prática o Plano de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas lançado em novembro do ano passado. Na manhã desta quarta-feira (03/02), o prefeito Nelsinho Trad juntamente com o secretário Municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta inaugurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) “Aquino Dias Bezerra” no bairro Vida Nova III, que além de atender a comunidade local e da região vai oferecer atendimento diferenciado à duas comunidades indígenas que residem no Tarsila do Amaral e Água Bonita. No total, são 138 famílias indígenas que juntas somam cerca de 500 índios.

O prefeito explicou à população que hoje realizou a entrega da estrutura física da Unidade e que o local começará a funcionar plenamente em torno de 30 dias, após a convocação dos selecionados no Concurso da área da saúde, que acontece neste domingo (07/02). “Por enquanto estamos organizando as instalações dos equipamentos para atender a população”, disse Nelsinho.

Mandetta falou ainda que esta inauguração faz parte do Projeto de Atenção Básica do Distrito Norte, que integra ainda as obras de reforma dos estabelecimentos de saúde do Estrela Dalva, São Francisco e Mata do Jacinto e a construção de uma unidade semelhante no Nova Lima e Oscar Salazar. “É uma característica desta região o crescimento populacional, o aumento de moradias que precisam de maior assistência à saúde”. O secretário parabenizou os moradores da região que obteve o menor índice de infestação da dengue este ano na Capital, trabalhando em conjunto com os agentes comunitários.

Homenagem – O prédio emprestou o nome de um ex-morador da região: Aquino Dias Bezerra. O filho Nelson Dias Bezerra prestou agradecimentos pela homenagem póstuma e lembrou da luta de seu pai em prol da comunidade por meio do Conselho de Saúde.

UBS – Emenda do deputado Maurício Picarelli, presente ao evento, e da vereadora Magali Picarelli; a UBS possui 778,08 m² de área construída e contêm: cinco consultórios, uma sala de curativo, uma sala de odontologia, uma sala de vacina, uma sala de inalação, uma sala de farmácia e uma sala de reunião. O valor da obra ficou em R$ 1.282.548,58.

Participaram também da inauguração o vice-prefeito Edil Albuquerque, o secretário-adjunto de Saúde, Leandro Mazina; o diretor-presidente da Fundac, Athayde Nery; o vereador Cristóvão Silveira; o vice-presidente do Conselho de Saúde Indígena de Campo Grande, Adierson Mota; além de lideranças comunitárias e moradores.

TAG