A Secretaria Municipal de Saúde resolveu antecipar as ações de combate à hanseníase no município de Parintins, no interior do Amazonas. Desde o início da semana, sete postos de saúde intensificaram os atendimentos. O objetivo é aumentar o combate à doença. O Dia Mundial de Ação contra a doença é comemorado no dia 25 de janeiro.
De acordo com a enfermeira coordenadora do programa municipal de combate à hanseníase, Maria das Graças Reis, todos os dias os postos estarão realizando exames dermatológicos. A secretaria pretende alcançar 85% da população com os exames dermatológicos.
Segundo ela, os pacientes que apresentam algum sintoma da doença são encaminhados para policlínicas, para o diagnóstico definitivo. Posteriormente, eles recebem o tratamento e são acompanhados pelo centro de saúde.
A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução lenta. Capaz de causar deformações no corpo e prejudicar membros. Ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos.
A campanha prossegue até o dia 29, nos períodos da manhã e da tarde. Em 2009, dois novos casos foram diagnosticados no município.
A coordenadora do programa disse que agentes comunitários de saúde também vão desenvolver ação de combate à doença nas comunidades da zona rural do município.
via Portal da Amazônia
Sem comentários
Enviar um comentário