A indumentária Ritualística nos cerimoniais de Aruanã

O blog Vestindo a Cena disponibilizou os trabalhos apresentados sobre figurino no Grupo de Trabalho Traje de Cena do 5º Colóquio de Moda.
Entre eles foi apresentado por Maria Paulina Anna Antônia van de Wiel Barros, A indumentária Ritualística nos cerimoniais de Aruanã.
Nele a autora descreve e analisa as máscaras dos Aruanãs, entes míticos zoomorfos que vivem no fundo das águas, e delas saem materializados como seres que cantam e dançam, e a indumentária das moças que os acompanham nas coreografias. Esses seres, que regem a vida e o destino dos índios da etnia Karajá, são incorporados por dançarinos que participam da Dança de Aruanã, atividade ritualística encenada nas aldeias durante as festividades voltadas para o abastecimento alimentar e para a delimitação da categoria de idade dos membros do grupo, com o objetivo de revitalizar e convalidar os padrões da cultura Karajá.
Maria Paulina é ainda autora de A construção de uma linguagem indumentária ornamental, ritual e mágica: a pintura corporal dos índios Karajá.

Confira:
# Fotos
#Texto

* doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e graduada em Artes Visuais pela UFG. É professora da Faculdade de Artes Visuais/UFG e coordenadora do Projeto Final de Curso no bacharelado em Design de Moda - FAV/UFG.
TAG