Como evitar ser espiado pelo Google e pelo Facebook em 3 passos simples


Bastam algumas configurações  simples, que pouca gente conhece, para reduzir em muito a sua exposição à violação de privacidade de empresas como o Google e o Facebook. Demora menos de cinco minutos e vale realmente a pena. Vamos lá:

1. Desligue o “Google Location History”

O Google monitoriza a localização do seu telemóvel – e regista, minuto a minuto, todos os lugares onde esteve, durante toda a sua vida. O argumento usado como justificação é o de que essa informação se destina a fornecer “melhores pesquisas de mapas” e a alimentar a inteligência do Google Assistant. A verdade é que, na prática, o utilizador não ganha nada com isso.
Para desabilitar a monitorização, basta aceder ao Google Location History. No ecrã que será exibido, clique em "Gerenciar Histórico de Localização". Uma vez aí é só virar a "chave" que surge para desligar o recurso.
Se quiser, também pode apagar a lista de lugares que o Google já registou (é só clicar em "Gerenciar Histórico", depois em "Configurações" e  finalmente escolher "Excluir todo o histórico de localização"). O Google Maps continuará funcionando normalmente, como sempre. A única diferença é que daí em diante você nunca mais será monitorizado.


2. Desligue a monitorização do Google Chrome

Tanto no computador quanto no telemóvel, a maioria das pessoas usa o navegador Chrome. É um facto que ele é muito bom, mas apresenta um detalhe duvidoso: monitoriza todos os seus passos na Internet e envia-os para o Google. Mesmo não tendo nada a esconder, o utilizador não ganha nada em se deixar monitorizar – só ajuda a aumentar o já enorme prontuário que o Google possui a seu respeito.
Por isso, vale a pena desactivar a monitorização do Chrome. Para isso basta entrar nos Controles de Atividade do Google. No ecrã que será exibido, é só desligar a chave “Actividade da Web e de apps”.
Se quiser, também pode apagar a navegação que o Google já gravou (clique em "Gerenciar Histórico" para fazer isso). As mudanças não afectam, em nada, o funcionamento normal do Google Chrome. O seu histórico  continua a ser salvo localmente, no seu telemóvel ou desktop, inclusive. A diferença é que ele deixa de ser enviado para o Google.



3. Acabe com a vigilância do Facebook

O Facebook monitoriza a sua navegação na Internet e reflecte a informação que recolhe nos anúncios que faz aparecer na sua timeline. De modo semelhante, o botão azul com o ícone do Facebook que encontra nas páginas dos sites a que acede online e servem para partilhar esse conteúdo na rede,
também funcionam como “trackers”, ou seja, contam ao Facebook que você acedeu áquele site (mesmo se você não chega sequer a clicar no botão).
O Facebook ganha muito com isso, mas o utilizador não. Vale a pena bloquear o rastreamento. É só instalar o Disconnect, um plugin que bloqueia os trackers do Facebook. Além de ser grátis é automático, ou seja, não precisa fazer absolutamente nada.
O Disconnect só funciona no computador. No telemóvel a melhor opção é instalar o navegador Ghostery Privacy Browser, que já vem com bloqueador de trackers e tem versões para Android e para iOS. É muito parecido com o Chrome (usa o mesmo motor de renderização de páginas, inclusive), mas bloqueia automaticamente as tentativas de monitorização de que possa vir a ser alvo.


Depois se seguir estes 3 passos pode continuar a utilizar todos os serviços do Google e do Facebook, com todos os recursos que eles lhe oferecem sem que por isso tenha que se sujeitar a ser monitorizado (dentro da Internet e fora dela). #
TAG