Cientistas portugueses rumam à Amazónia

O Grupo do Risco, equipa multidisciplinar de especialistas portugueses no domínio da observação e desenho de campo, vai retratar as maravilhas da natureza e das espécies protegidas que residem na Amazónia, numa expedição inovadora que irá decorrer entre 26 de Dezembro e 10 de Janeiro, com partida de Lisboa até Manaus e subida do Rio Negro e do Rio Unini.
A expedição é composta por 24 elementos em que se destacam biólogos, artistas plásticos, fotógrafos, professores, historiadores e médicos que, em comum têm o desenho científico e particularmente o chamado Desenho de Campo. As maravilhas da natureza Amazónica, da sua paisagem, flora e riquíssima fauna são o mote para uma experiência de exaltação das diferentes espécies, tema de particular actualidade e merecedor da declaração da ONU que determina o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade.
Dos trabalhos realizados resultará um livro, uma exposição e um projecto multimédia que divulgará a Amazónia pelo olhar, a sensibilidade e a arte deste Grupo, que assim contribui para o desenvolvimento de laços entre os dois povos e para a consciência ambiental da humanidade.

via Jornal Reconquista
TAG